Christophe Fernandes

domingo, outubro 08, 2006

Descodificado o ADN de bactéria mortal (Francisella Tularensis)


Caracteristicas: Trata-se de um dos germes mais infecciosos que se conhecem bactéria que pode ser utilizada como arma biológica mortal. A bactéria provoca a tularemia, uma doença conhecida por «febre dos coelhos», que pode ser mortal. O seu método de propagação mais provável é uma forma de aerossol, com o qual se podem causar muitos casos de infecção até várias semanas depois da exposição.

Nome cientifico: Francisella tularensis

A descodificação do seu mapa genético, que levou cinco anos a concluir, pode dar pistas para a controlar, explica um artigo publicado na última edição da Nature Genetics.
Esta bactéria foi estudada sobretudo depois do 11 de Setembro, por se encontrar na lista de agentes bioquímicos que podem ser utilizados num atentado.
O grupo que decifrou esta sequência de ADN já está a trabalhar numa vacina.

Fonte: dn.sapo.pt

3 comentários:

Valter Fernandes disse...

é interessante que se procure descodificar o ADN de uma coisa tão minuscula!
N percebi o k ker dizaer forma de propagação em aerossol

Professor José Salsa disse...

Atenção! Aerosol ou Aerossol é um conjunto de partículas suspensas num gás. O termo refere-se tanto a partículas - de tamanho muitíssimo reduzido - como ao gás na qual as partículas estão suspensas. As bactérias "agarram-se" a estas partículas e conseguem viajar através do ar infectando quem lhes aparecer pela frente...(inalando-as).

Anônimo disse...

Aerossóis são partículas de substâncias líquidas ou sólidas,de tamanho minúsculo (alguns não são visiveis) suspensas no ar, através da vaporização de um líquido.Os aerossóis não são um gás, mas sim, um líquido vaporizado que pode conter ou não partículas sólidas.É através do líquido ou das partículas que viajam as bactérias, por exemplo, a Legionella.Exemplo de aerossol: os sprays que utilizamos em casa.