Christophe Fernandes

domingo, outubro 08, 2006

Cientistas visualizam viagem do VIH até ao núcleo da célula

Investigadores franceses conseguiram visualizar pela primeira vez o percurso do vírus da sida (VIH) até ao núcleo de uma célula humana, o que poderá abrir caminho a tratamentos que lhe vedem a entrada.
Para o conseguir, a equipa de Pierre Cherneau, do Instituto Pasteur de Paris, marcou por fluorescência a integrase, uma proteína que acompanha o genoma viral até à sua integração num cromossoma, no núcleo das células humanas, e seguiu essa fluorescência por vídeo-microscopia tridimesional.
Paralelamente, segundo a edição de Outubro da revista Nature Methods, os investigadores criaram um software sofisticado que lhes permitiu analisar com grande precisão os movimentos das partículas virais através da reconstituição dos seus percursos a três dimensões e em tempo real.
«Até agora não tinha sido possível seguir o VIH (vírus da imunodeficiência humana) até ao núcleo da célula», afirmou a investigadora Nathalie Arhel, membro da equipa.
Nas suas observações, os cientistas constataram que o VIH acede directamente à «porta de entrada» do núcleo celular sem esperar que a célula se divida, seguindo um caminho até agora desconhecido.
Nesse percurso pelo citoplasma, notaram que o genoma viral utiliza vários elementos do esqueleto da célula, como filamentos de proteínas, que o levam progressivamente até ao núcleo, por cujos poros acede.
Logo que entra, difunde-se e os investigadores deixam de ver o marcador fluorescente. O aperfeiçoamento deste método permitirá estudar melhor a interacção do VIH com factores que bloqueiam a infecção no interior das células, como as moléculas medicamentosas, e a utilização dos vírus como vectores nas terapias genéticas, afirmam os especialistas.

3 comentários:

Christophe disse...

desculpem eu ter retirado esta noticia, mas tb so a retirei por pensar que nao tinha muito a ver com a materia nas aulas lecionadas...

Anônimo disse...

Gostei muito deste artigo, achei interessante, a forma como tem evoluido o estudo sobre este vírus! Mas mesmo assim, até que ponto é que podemos confiar no novo software?
Mas parabéns por difundir, este tipo de informação de forma fácil e acessível.
Beijinhos

Ana Teixeira disse...

aqui esta um exemplo de como foi uma optima ideia esta "coisa" dos blogs!!!
lol
Nos aprendemos e descobtimos por aqui mts coisas, alem d "agucar" a noxa curiosidade por temas cm este!!!
Achei este artigo muito interessante mesmo!! nao fazia edeia k tal coisa ja fosse possivel... k tivessemos tao evoluidos... espero k isto ajude e muito a medicina.. para k doencas como esta passem a ser considradas como "ligeiras" =)